Uma das características mais importantes quando falamos em móveis planejados, hoje em dia, não é apenas design ou originalidade, mas sim integração, para que a estrutura do local se torna facilmente acessível.

É tendo isto em vista que o post de hoje será inspirado: iremos sugerir e demonstrar algumas hipóteses de móveis planejados que envolvam acessibilidade em sua criação. Tudo pronto? Vamos lá!

1. A dica primordial: espaço. Altura, largura e comprimento são características importantíssimas quando tratamos de acessibilidade, tendo em vista que a área de manobra de muitas pessoas que utilizam-se de aparelhos e/ou ferramentas de auxílio encontram nestes pequenos vãos e distâncias a diferença entre conforto na realização da atividade e até mesmo a  impossibilidade de locomoção necessária.

Foto: reprodução Google

2. Simplicidade e espaçamento: decorações e desenhos limpos e simples tendem a ser uma melhor opção quando desejamos conferir acessibilidade à um ambiente. A quantidade de informação que passamos, ainda que com a forma das coisas, interfere diretamente na absorção do entendimento de seu funcionamento, o que, em alguns casos, pode ser algo dificultoso para algumas pessoas que necessitam de acessibilidade física ou cognitiva. 

Foto: reprodução Google

3. No que diz respeito às cores, o monocromático costuma predominar nesse tipo de ambiente. Cores como branco, marrom claro, cinza, bege e outros tons neutros tem preferência, obedecendo a lógica adotada anteriormente na estruturação do espaço.

Foto: reprodução Google

4. Nos ambiente pessoais, sem dúvida temos de conciliar todas as opções anteriormente apontadas, criando-se, assim, um espaço onde o usuário possa livremente circular, acionar o maior número de recursos disponíveis no ambiente para seu conforto e, ainda, se locomover sem ter de realizar grandes esforços.

Foto: reprodução Google

5. Portanto, ao construir um espaço planejado que leve em conta a necessidade de conciliação entre acessibilidade, inovação e organização, tem em mente, acima de tudo, 4 objetivos: simplicidade, estruturas confortáveis, espaços acessíveis, poucas informações de uso e cores não tão chamativas. A mistura de todos esses ingredientes deve ser capaz de render um ambiente novo, acessível e com bom-custo benefício para as suas necessidades!

Foto: reprodução Google

Essas foram as dicas de hoje pessoal, fiquem de olho para as próximas!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *