Quando o espaço é pequeno, nem sempre é fácil diferenciar os ambientes da casa para que possamos ter um bom aconchego não é?

Principalmente quando os ambientes são muito diferentes ficamos absolutamente desconfortáveis com aquela sensação de algo errado, invadindo o espaço e a nossa própria tranquilidade acaba por ser perturbada.

Hoje vamos dar uma olhada em algumas possibilidades de divisória dos ambientes para resolver esse problema:

Divisória 1

Essa é a famosa “paredinha”, ou mureta de alvenaria! Normalmente é ela que, nos pequenos espaços, como apartamentos e casas populares que divide a cozinha da área de lavar! Apesar de prática, nem sempre se mostra eficiente, pois existem pessoas que não gostam tanto da gordura que pode se disseminar através do ar e ir parar na roupa pendurada no varal, por exemplo. Mas se você tem o costume de ser bem organizado e higiênico com suas coisas ela definitivamente não será um problema!

Divisória2

A porta de vidro fosco dá um toque de sofisticação ao lugar, pois ao mesmo tempo que é capaz de vedar totalmente dois ambientes ainda deixa translúcido o outro que fica por trás dela. É uma boa opção para quem gosta de ambientes definidos mas ao mesmo tempo acha grosseiro construir uma parede completamente opaca entre eles!

Divisória 3

Dá só uma olhada neste apartamento! O bar foi feito na parede e dividiu perfeitamente o ambiente cozinha-sala de estar. É fácil perceber a jogada por trás dessa ideia: A linha vermelha. É justamente neste elemento que concebemos a ideia de separação! Observem bem como todo ambiente que é claro se harmoniza, a única coisa que provoca a sua quebra é a parede e a bancada vermelhas planejadas, que junto com as bebidas, dão uma ideia de interrupção de espaço. Ao mesmo tempo, a cor vermelha é, linguisticamente falando, associada a comida. Genial.

Divisória5 Divisória6

Nestes casos temos a cozinha integrada com a lavanderia no espaço, porém para se separar uma da outra utilizou-se uma linha de raciocínio parecida com a acima citada (do bar e da linha vermelha). Repare ainda que em ambos os casos, apesar de terem uma estrutura vazada na divisória, o ambiente fica completamente definido. Podemos ver então que fica a gosto da sua própria criatividade os detalhes de como se pode dividir o ambiente.

Divisória7

Uma cômoda planejada também cai bem para a definição do ambiente. Neste caso a ideia permite ao dono preencher os espaços com souvenires! Imagina que legal souvenires temáticos? Hoje em dia é comum a venda desses itens relacionados à cinema, música, arte, todos caem muito bem na definição do espaço.

Divisória8

Essa é pra quem gosta de geometria e plantas! A bela plantação interna com os toques dos acessórios de lâmpadas rústicas, estrutura de madeira, e cores neutras dão uma sensação de frescor ao ambiente.

Aprendemos várias coisas sobre divisórias hoje!

A cozinha, que normalmente costuma ser o eixo de organização do ambiente interno da casa, normalmente pode ter sua divisão estabelecida de diferentes maneiras para diferentes ambientes com que faz divisa, tanto uma divisão vazada quanto uma divisão completa e bem definida caem bem no ambiente, pois há quem entenda que os ambientes conseguem se harmonizar e há quem entenda que são completamente antagônicos.

Se estivermos falando de uma sala de estar, o foco é a comunicação entre os ambientes, interação, uma definição de estrutura que saiba dividir bem os ambientes, mas que ao mesmo tempo mantenham eles operantes simultaneamente, e para isso normalmente optamos por uma estrutura vazada, seja através de um balcão, um desenho personalizado da divisória ou qualquer boa ideia que possa ter! Lembre-se sempre de manter uma boa logística de trânsito entre um ambiente e outro!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *