A cor vermelha, principalmente por sua temperatura e sensação de aconchego tem se tornado
uma tendência mundial de decoração de ambientes domésticos, as ideias são as mais variadas,
mas sempre visando a sensação de um ponto de “calor” no ambiente. Vamos nessa!

Imagem: reprodução Google

Repare que a ideia é tão perfeitamente funcional que desde que as cores predominantes no ambiente sejam frias ou neutras, a decoração vermelha trás um tom de ousadia e criatividade ao local. No primeiro exemplo o sofá era acompanhado de objetos vermelhos no móvel ao lado, neste temos lâmpadas de cores similares.

Imagem: reprodução Google

Em ambientes mais abertos, sem dúvida, existem padrões de cores que tornam os detalhes vermelhos mais receptivos: a cor branca. Repare que neste caso, ainda, temos tonalidades diferentes de vermelho, de forma com que na parede temos um vermelho forte, intenso, enquanto na poltrona predomina um tom um pouco mais claro, ainda com textura diferente. Os móveis lá fundo também, tendo uma textura brilhante e plastificada.

Imagem: reprodução Google

É claro que o vermelho ainda pode ser combinado com outras tonalidades que, com efeito, são propriamente outras cores: o roxo, o rosa choque, violeta e por aí vai. A grande sacada é mesclar objetos decorativos menores e a coloração de um outro objeto maior, como p.ex. uma parede, um sofá, ou algo assim.

Imagem: reprodução Google

Por fim trouxemos uma solução criativa! Neste caso o objeto decorativo foi planejado e embutido na parede: uma prateleira decorativa, em tom fosco de vermelho. Repare que dentro do ambiente monocromático o tapete verde, apesar de colorido, não é capaz de quebrar tão fortemente a neutralidade de cores, isso porque o verde é uma cor que não gera tanto impacto, mas sim uma sensação de limpeza. O vermelho, por outro lado, cria, conforme anteriormente dito, um ponto de calor, de aconchego no ambiente.

Imagem: reprodução Google

Portanto, lembre-se: para que o vermelho caia bem em seu ambiente, como decoração, é absolutamente essencial que não haja poluição visual de cores. A cor que trás a atenção é o próprio vermelho e suas variações, ele não admite outros protagonistas, como seria na hipótese de um ambiente com uma parede vermelha, um sofá laranja duas poltronas amarelas e móveis rosas. Além disso, lembre-se que um objeto coadjuvante, acompanhando as cores do objeto maior, é sempre a melhor saída nos pequenos detalhes de harmonização do vermelho!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *